quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Falar a verdade

 O dia em que senti que estou fazendo a coisa certa com meus filhos. 

Ganhei de aniversário um lindo Globo terrestre, um sonho de criança. Quando o levei para casa, meus filhos souberam naquele instante o quanto aquilo seria especial para mim... volta e meia a gente olhava lá para conferir no mapa os lugares que ouvimos falar nos filmes... 

Um dia desses meu Lucas chegou a mim e disse: - mamãe, o Globo ta manchado! - Eu estava no quarto, levantei às pressas já irritada, as meninas estavam no sofá, então eu olhei e vi várias manchas, minha vontade era de gritar... mas não o fiz, ainda assim, quem olhasse pra mim alí, saberia que eu estava com muita raiva. 

Então perguntei com aquela cara de má que sei que dá até medo:  quem fez isso com o Globo? Vcs não sabem o quanto isso é importante pra mim? E já comecei aquele discurso de como puderam fazer aquilo, blá blá blá... 

Minha Carol pediu a palavra, mas eu estava tão irritada que não conseguia dar a ela naquele momento e prossegui com aquele discurso cansativo... ela continuou pedindo, com o olhar cada vez mais triste, então saí do meu 'transe' e entendi que ela queria falar a respeito do ocorrido... meu coração gelou, entendi naquela hora que ela havia feito algo, então eu perguntei o que ela queria dizer... quando me disse "mamãe", quando ia me explicar, eu emudeci, na hora me deu uma dor e alegria... um misto que eu ainda não havia experimentado em vida, entendi que ela estava sendo corajosa para me dizer a verdade, mesmo eu estando uma fera ali na sua frente... 

Eu, segurando o Globo na mão, chamei ela pra mim; seus olhinhos marejados e cheios de tristeza me deixaram triste, mas eu ainda estava feliz, poxa, ela estava ali para me dizer a verdade... como foi corajosa! Ela veio e me agarrou com tanta força... chorando... então eu perguntei se havia sido ela, mas é claro, não precisava dizer, ela balançou a cabeça dizendo que sim,  soltei a peça e a abracei... rs, eu disse a ela: - o que vc fez foi mto lindo e corajoso! - ela levantou os olhos ainda me abraçando, e me perguntou pq, com um olhar confuso, então eu disse que a coragem que ela teve de me dizer a verdade foi algo muito lindo... ela me abraçou ainda mais forte e começou começou chorar... (estou chorando agora ao lembrar disso). 

Ficamos ali, nos abraçando, e eu disse a ela que estava orgulhosa... disse que não podia mentir, eu tinha que dizer que ainda estava triste pelo que aconteceu, mas sinceramente, foi a coisa mais linda e corajosa que já vi... 

Isso aconteceu pq estou lhe ensinando a passar pano nos móveis, nesse dia usamos removedor, e ela quis limpar o mapa... 

Agora, todas as vezes que olhar para o Globo, as marquinhas deixadas por ela serão a prova de que estou ensinando meus filhos a lidarem com seus erros, serem sinceros e verdadeiros... 

Dizer a verdade pode ser doloroso, mas para mim é uma maneira de sentir-se limpo... de que adianta todos pensarem que somos bons, se dentro de nós sabemos que somos mentirosos?  

A mentira vira um vício, dos piores que já vi, o mentiroso, por vezes, acaba acreditando no que inventa e por vezes olhamos para ele e sabemos que está sendo enganoso, não quero isso para meus filhos, nem para mim... não quero que meus filhos culpem a outros, nem que sejam coniventes com mentirosos... 

Precisamos aprender a lidar com nossas culpas e aprender a dizer a verdade!


2 comentários:

Next Gen - Vamos falar da raiva?

Como você lida com ela, a raiva? É difícil controlar a nossa própria, e é muito mais complicado suportar a alheia.  (Contém spoiler) Gerir a...

Filme Divertida Mente